Estação Meteorológica | Agroclima PRO

Estação Meteorológica

Conecte sua estação ao Agroclima PRO para uma previsão ainda mais eficiente

A ferramenta é fundamental para monitorar as condições meteorológicas na lavoura e para ajudar agricultores a tomarem decisões, já que coleta dados diários do tempo.

Um aparelho formado por um conjunto de instrumentos ou sensores que recolhem dados para análise do tempo.

As estações são capazes de registrar a temperatura e a umidade do ar, velocidade e direção do vento, radiação solar, chuva, pressão atmosférica, entre outras variáveis. As estações podem ser automáticas (com coleta informatizada) ou convencionais (exigem a presença de uma pessoa para coletar os dados).

As variáveis atmosféricas medidas nas estações influenciam diretamente na produtividade da sua plantação. Também com as estações meteorológicas é possível mensurar diversos fatores que influenciam no gerenciamento das atividades na fazenda como a direção predominante dos ventos, a precipitação acumulada na safra, a temperatura média em um período, entre outros.

Para instalar uma estação meteorológica, o ideal é escolher um local plano e com horizontes amplos, sem barreiras – como lonas e telas – que impeçam a radiação solar ou mudem as características do vento.

Atualmente, a estação meteorológica mais importante do país é coordenada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). O órgão possui uma rede de 569 estações automáticas e de 214 estações convencionais espalhadas em todo o território nacional. Outra rede importante é a do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). A Climatempo possui acesso às informações desses sistemas e também conta com um amplo portfólio de redes conectados a suas plataformas de previsão.

O preço de uma estação meteorológica pode variar de acordo com sua complexidade, que vai desde a precisão desejada até o número de instrumentos instalados. A Climatempo trabalha em parceria com empresas confiáveis que desenvolvem soluções de baixo custo e integra os dados dos equipamentos aos seus modelos de previsão para entregar as melhores soluções aos agricultores.

Mais informações sobre o campo?

Inscreva-se abaixo e receba os melhores conteúdos para programar sua próxima safra!