Previsão de tempo x Previsão climática

17 de maio de 2023

Voltar

Previsão de tempo x Previsão climática

Alguns de vocês já devem ter ouvido falar que a previsão do tempo é feita para um curto período e, basicamente, sua confiabilidade não pode ser garantida quando esse intervalo de tempo ultrapassa alguns dias. Isso acontece pois a atmosfera possui uma característica caótica e está em constante mudança. Então, como é possível fazer previsões climáticas? Como prever como será o próximo mês ou a próxima estação do ano?

 Para essa pergunta a resposta é fácil: uma previsão climática, ao contrário da previsão de tempo, não busca prever com exatidão o local ou momento em que acontecerá um evento meteorológico, mas sim saber se esse evento ou fenômeno, será acima ou abaixo da média histórica. Por exemplo, é possível indicar se o próximo mês será mais chuvoso ou se no verão vai fazer mais calor do que o normal.

Foto: Reprodução INMET

Ambas as previsões possuem três etapas, sendo elas: 

  1. A análise, em que dados (informações meteorológicas) são fornecidos aos programas computacionais que irão preparar os modelos de previsão; 
  2. A previsão, em que os modelos irão resolver equações básicas que descrevem o comportamento da atmosfera; 

E o pós-processamento, no qual os meteorologistas analisam as saídas de modelos e constroem mapas para diferentes variáveis atmosféricas, que, após estudos, são utilizados para elaboração de boletins de previsão do tempo ou previsão climática.

Elaborado por: Tabata Macêdo – CAMet UEA

Não sabe qual solução utilizar?

Fale com o especialista